domingo, 8 de janeiro de 2023

Nascimento de Stephen Hawking, 1942.




Stephen William Hawking foi um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século. Nasceu em 8 de Janeiro de 1942 e faleceu em 14 de Março de 2018.

Feitos científicos e legado: 
  • Singularidade (1970);
  • Funcionamento dos buracos negros (1972);
  •  O desaparecimento dos buracos negros (1975);
  • Somos fruto das flutuações quânticas (1982).

Obras:
Hawking foi autor e coautor de 15 livros de divulgação científica, mesmo com suas dificuldades motoras. Em suas últimas publicações, sentado em uma cadeira de rodas, o físico usava o movimento do queixo para digitar, em média, uma palavra por minuto. Suas publicações mais distintas foram: 

Uma breve história do tempo: Escrito em 1988 e traduzido em mais de 40 línguas diferentes, o livro apresenta, de forma acessível, uma visão geral sobre os conceitos de espaço e tempo baseados nas teorias da Relatividade Geral e da Mecânica quântica, bem como uma teoria da origem do universo, suas propriedades e o seu possível futuro. Em 20 anos, o livro vendeu mais de 10 milhões de cópias.

O universo numa casca de noz: Publicado em 2001, esse livro é mais ilustrado, ainda mais fácil de ser compreendido que o anterior e contempla a explicação das teorias cosmológicas mais recentes sobre a origem do universo.

Filme – A Teoria de Tudo: Apesar de ser um dos cientistas de maior sucesso dos últimos anos, sua popularidade ganhou força com a chegada do filme “A Teoria de Tudo” (2014). Nesse filme, Hawking é interpretado por Eddie Redmayne, ator que ganhou o Oscar por esse papel. O filme retratou a vida de Stephen Hawking, trazendo fatos de antes e depois do surgimento da doença degenerativa e feitos na Ciência.

FONTE:

Stephen Hawking. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/stephen-william-hawking.htm Acesso em:  08/01/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário